Associação das Bandas de Congo da Serra - Associação das Bandas de Congo da Serra

Associação das Bandas de Congo da Serra

A Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC-SERRA) é uma entidade sem fins lucrativos que foi fundada em 09 de julho de 1986 pelo saudoso Mestre Antônio Rosa, filho de João Rosa Machado e Ignácia Queiroz. O Mestre herdou do pai a missão de preservar as bandas de congo e suas tradições.

Inicialmente, a ABC-SERRA atuava de forma assistencialista, onde ficava responsável pelos uniformes dos grupos, das roupas das dançarinas, além de restaurar instrumentos e organizar os festejos, sempre em busca de apoio para manter a tradição do congo serrano. Em 1999, com o falecimento do Mestre, o cargo vem sendo ocupado por seus sucessores junto com sua família.

Com o crescimento do município e a reorganização dos trabalhos, a ABC-SERRA firmou um convênio com a Prefeitura Municipal da Serra para custear suas atividades. Com o reflexo de um trabalho bem feito, em 2003, a entidade recebeu das mãos do então presidente da república, Lula, e do seu ministro da cultura, Gilberto Gil, a medalha de Honra ao Mérito Cultural, maior insígnia cultural do país.

Desde 2000, a ABC-SERRA vem realizando relevantes trabalhos em prol da preservação do congo serrano. Entre os projetos realizados estão a gravação de dois álbuns musicais com as Bandas de Congo Adultas e Mirins denominado: “Congo, o Canto da Alma” volumes I e II, Oficinas de Instrumentos de Congo, Congo na Escola, apresentações em eventos culturais por todo o Brasil, resgate e realização dos festejos do município como a Festa de São Benedito, São Sebastião, São Pedro, Sant’Ana e Nossa Senhora do Rosário.

A ABC-SERRA possui cerca de 19 Bandas de Congo filiadas, entre elas, adultas e mirins, espalhadas pelos bairros do município. Em 2013, a ABC-SERRA inaugurou a sua sede oficial no bairro São Domingos, na Serra Sede. O espaço conta com um acervo histórico permanente e estrutura completa para reuniões e atividades da entidade. Atualmente, a sede recebe visitas de instituições de ensino, estudantes de nível superior, pesquisadores e todos que buscam conhecer mais sobre o Congo da Serra.





Visitas: 732


Compartilhe:


Veja mais em: INSTITUCIONAL

Diretoria
História do Congo
Cantinho do Mestre
Projetos
Prêmios