• INSTITUCIONAL

  • BANDAS DE CONGO

  • FESTAS

  • DOWNLOADS
  • PONTO DE MEMÓRIA
  • LOJA
  • CONTATO


Memórias, cultura e diálogo animam Roda de Mulheres congueiras neste domingo (20) na Serra

Publicado em 17/03/2022

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC/Serra) realizará neste domingo (20), a Roda de Memória de Mulheres Congueiras, a partir das 9h30, na sede da ABC, localizada na Serra Sede.

O encontro tem objetivo de registrar os diálogos, memórias, afetividades e os traços históricos e culturais das mulheres congueiras das bandas afiliadas a ABC. Participarão cerca de 40 mulheres, dentre elas, rainhas, dançarinas, mestras de congo, artesãs e festeiras.

A atividade faz parte da programação do projeto Ponto de Memória do Congo da Serra, que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com o apoio do Edital FUNCULTURA 014/2020 - Pontos de Memória.


Neste projeto estão sendo realizadas várias rodas de conversas com festeiros, mestres, mestras e rainhas das comunidades congueiras.

Para a Associação das Bandas de Congo da Serra, o objetivo deste projeto é o registro total dos depoimentos e das falas de todos os participantes, por meio de gravação audiovisual, para garantir o máximo possível de acervo para salvaguarda da memória desses congueiros. Esse acervo vai produzir 03 episódios sobre o congo da Serra.

A Roda de Memória de Mulheres Congueiras será a segunda etapa do projeto. A primeira aconteceu no mês de dezembro, em Nova Almeida. “O evento foi um sucesso onde fizemos cerca de três horas de gravação integral dessas memórias. Este encontro teve mediação do historiador Dr. Michel Dal Col. Nesta edição serão gerados dois episódios cujos temas serão definidos”, destaca a coordenação do projeto.

Esse projeto marca o reconhecimento da sede da Associação de Bandas de Congo como ponto de memória do congo da Serra, única na categoria de cultura popular no Município, e como espaço cultural de promoção, valorização, manutenção e preservação da memória do congo serrano, que possui características museológicas e que mantem em exposição permanente acervo iconográfico e documental.

 

A ABC/Serra

A Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC-SERRA) é uma entidade sem fins lucrativos que foi fundada em 1986 pelo saudoso Mestre Antônio Rosa. A partir do ano 2000, a ABC-SERRA realizou vários projetos pela preservação do congo serrano, como:  gravação de dois álbuns musicais com as Bandas de Congo Adultas e Mirins denominado: “Congo, o Canto da Alma” volumes I e II, Oficinas de Instrumentos de Congo, Congo na Escola, apresentações em eventos culturais por todo o Brasil, resgate e realização dos festejos do município como a Festa de São Benedito, São Sebastião, São Pedro, Sant’Ana e Nossa Senhora do Rosário.

 

É a única entidade no Estado a receber a medalha de Honra ao Mérito Cultural, maior insígnia cultural do país. A premiação aconteceu em 2003.

 

A ABC-SERRA possui cerca de 19 Bandas de Congo filiadas, entre elas, adultas e mirins, em diversas comunidades congueiras, do litoral a área rural do município e são elas que mantém o cronograma do ciclo folclórico. Em 2013, a ABC-SERRA inaugurou a sua sede oficial no bairro São Domingos, na Serra Sede.

 

Nos anos 2020 e 2021, foi uma das primeiras entidades de cultura popular a realizar o ciclo folclórico no formato semipresencial e virtual, garantindo que a tradição não fosse interrompida em função do período pandêmico. Todos os registros estão no sie da entidade.

 

O espaço conta com um acervo histórico permanente e estrutura completa para reuniões e atividades da entidade. Atualmente, a sede recebe visitas de instituições de ensino, estudantes de nível superior, pesquisadores e todos que buscam conhecer mais sobre o Congo da Serra.

 

Serviço:

A Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC-SERRA) está localizada Rua Benedicta do Nascimento, 21 - São Domingos, Serra – ES. Informações pelo telefone/WhatsApp: 9 9795-2013, no site: abcserra.org.br e nas redes sociais: facebook.com/abcserra e instagram.com/abcserra e no youtube.com/abcserra.

Memórias, cultura e diálogo animam Roda de Mulheres congueiras neste domingo (20) na Serra

Compartilhe:

 

 

Visitas: 2864



Entre em contato

Localização