Festas de São Benedito e São Sebastião - Nova Almeida - Associação das Bandas de Congo da Serra

Festas de São Benedito e São Sebastião - Nova Almeida

Nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, moradores e turistas de Nova Almeida, município de Serra (ES), invadem as ruas do balneário para cantar e dançar ao som dos tambores e casacas, no ritmo do congo Serrano. É a tradicional Festa de São Benedito e São Sebastião, que está entre as mais populares do Espírito Santo e reúne, num misto de fé, devoção e alegria, diversas bandas de congo da Serra, além de atrair milhares de turistas e admiradores da cultura popular capixaba.

Além da celebração de missas na histórica Igreja e Residência dos Reis Magos, os festejos têm seu ponto alto no dia 20 de janeiro, quando inúmeras bandas de congo saem em procissão pelas ruas de Nova Almeida ao lado de uma réplica do navio “Palermo”, que é carregado por devotos dos santos católicos. Às margens do rio Reis Magos, a multidão de fiéis e turistas aguarda a chegada da procissão marítima, que traz consigo um dos principais símbolos dos festejos, um mastro de madeira todo pintado. Ele é então colocado pelos fiéis no “navio” sob muitos aplausos e cantos.

Depois disso, a multidão, formada por crianças, jovens e adultos, segue atrás das bandas de congo e do navio “Palermo” em nova procissão pelas principais avenidas do balneário até chegarem à praça da Igreja dos Reis Magos, onde acontece o momento mais bonito e emocionante da festa de São Benedito e São Sebastião. É a tão esperada hora da fincada do mastro. Após o ritual, uma linda queima de fogos nos arredores da Igreja dos Reis Magos enfeita os céus de Nova Almeida.



Visitas: 3167


Compartilhe:


Veja mais em: FESTAS

Serra Sede
Manguinhos
Jacaraípe
Santiago
Pitanga